A entrega de máquinas da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), contemplará nesta segunda-feira (17), 71 municípios do Maranhão. A doação ocorrerá às 16h, no Palácio Henrique de La Rocque, na capital São Luís. Na ocasião, cada prefeitura receberá uma motoniveladora. O equipamento reforçará o processo de estruturação das estradas vicinais e o enfrentamento aos efeitos da seca, com a construção de reservatórios de água, já iniciados pelas retroescavadeiras recebidas no ano passado.
O investimento por parte do MDA para a aquisição do maquinário foi de aproximadamente R$ 25 milhões. Cerca de 110 mil agricultores familiares serão beneficiados com a ação. A população rural atendida com a entrega das máquinas ultrapassará os 810 mil habitantes.
Está será a primeira entrega de motoniveladoras para os municípios do estado, que já recebeu, até o momento, 178 retroescavedeiras. Se contabilizado todo o recurso investido, o montante supera a marca dos R$ 50 milhões.
Com situação de emergência decretada pela Defesa Civil, em decorrência da estiagem, o município de Belágua aguarda com expectativa a chegada da motoniveladora. De acordo com o prefeito Adalberto do Nascimento Rodrigues, aproximadamente 4 mil agricultores familiares irão se beneficiar com a assistência que o equipamento possibilitará ao meio rural.
“Aguardamos ansiosos a chegada da máquina porque vai ser mais um complemento para beneficiar diretamente a agricultura familiar do nosso município. Como o inverno foi pouco, a estiagem vai ser grande. Já estamos com problemas de abastecimento de água em algumas comunidades.
A situação realmente é crítica nesse período, seca tudo, e as pessoas ficam sem saber onde ir atrás de água”, explica.A afirmação é compartilhada pelo delegado federal do MDA no Maranhão, Ney Jefferson Pereira Teixera. "As motoniveladoras vão ajudar na manutenção das estradas vicinais e também vão contribuir para o descolamento das pessoas, tanto para os alunos que utilizam que o transporte escolar, como também para escoar a produção”, completa o delegado.
Além das retroescavadeiras e motoniveladoras, cada um dos 1.440 municípios localizados no Semiárido e também os reconhecidos como situação de emergência ou estado de calamidade pública receberá ainda caminhão caçamba, pá carregadeira e caminhão pipa. Esse conjunto de equipamentos também foi anunciado pela presidenta no início do ano.
Confira a relação dos municípios beneficiados com a entrega de motoniveladoras:
Afonso Cunha
Água Doce do Maranhão
Aldeias Altas
Amarante do Maranhão
Anapurus
Arari
Barão de Grajaú
Barra do Corda
Belágua
Bela Vista do Maranhão
Brejo
Buriti
Buriti Bravo
Cajari
Cantanhede
Caxias
Chapadinha
Codó
Coelho Neto
Colinas
Duque Bacelar
Fortuna
Gonçalves Dias
Governador Archer
Guimarães
Jatobá
Jenipapo dos Vieiras
Lago da Pedra
Lagoa do Mato
Lago dos Rodrigues
Lagoa Grande do Maranhão
Lima Campos
Magalhães de Almeida
Marajá do Sena
Mata Roma
Matões
Matões do Norte
Milagres do Maranhão
Mirador
Nina Rodrigues
Nova Iorque
Olinda Nova do Maranhão
Palmeirandia
Paraibano
Parnarama
Passagem Franca
Pastos Bons
Paulino Neves
Paulo Ramos
Pedro do Rosario
Pinheiro
Presidente Dutra
Santa Filomena do Maranhão
Santa Helena
Santa Quitéria do Maranhão
Santa Rita
São Benedito do Rio Preto
São Bernardo
São Domingos do Maranhão
São Francisco do Maranhão
São João Batista
São João do Soter
São João dos Patos
São José dos Basílios
São Roberto
Serrano do Maranhão
Sucupira do Norte
Sucupira do Riachão
Tuntum
Vargem Grande
Viana
Fonte: iDifusora.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado por comentar! NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL COMENTAR COMO ANÔNIMO!
Seu comentário será revisado antes de ser publicado!
Comentários preconceituosos ou sem sentidos em relação a postagem serão excluídos!
Por favor comente sobre a postagem! Críticas, elogios ou sugestões deverão ser postados no nosso facebook!
Abraços.