Próximos Eventos

NENHUM EVENTO CADASTRADO.

Redução da maioridade Penal: Você é a favor ou contra?

domingo, 1 de dezembro de 2013


Por Alan Bandeira Pinheiro.

          A Constituição Federal estipula, no seu art.227: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar a criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação,ao lazer, à profissionalização,à cultura,à dignidade,ao respeito,à liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência,discriminação,exploração,violência,crueldade e opressão”.
 
          Não obstante a todo esse sistema de normas, resoluções e recomendações, observa-se, diariamente, a maximização da violência urbana. Tal violência que em muitos casos é praticada por jovens infratores. Nessa perspectiva é levantada a questão acerca da redução da maioridade penal, e, por conseguinte a penalização dos transgressores da lei, bem como sua reintegração na sociedade civil após sua reincidência.
 
          Será que reduzindo a maioridade penal resolverá o problema da violência no Brasil? Decerto não, uma vez que anteciparia a violência e a criminalidade, ou seja, ao invés de adolescentes serem aliciados aos 15,16 anos de idade, estes serão expostos aos delitos bem mais jovens. Além disso, consoante pesquisa da neurociência fica evidente que o cérebro demora até os 25 anos para se formar por completo.
 
           Nesse ínterim, o neurocientista André Frazão , da Universidade de São Paulo(USP), opina: “Eles são mais reativos,levam menos em conta as conseqüências de seus atos”.A sugestão de redução busca maquiar as falhas dos poderes,das instituições e da família.Ademais,revela a falta de coragem de muitos indivíduos em encarar a problemática na sua raiz,compelindo os faltosos a cumprir com seus deveres.
 
          Esses jovens infratores, geralmente, são vítimas de uma classe marginalizada econômica e socialmente, na qual impera a valorização do lucro em detrimento de qualquer outra manifestação social. Constata-se no Brasil,portanto, um aumento da criminalidade e da violência,que resulta em delitos,em homicídios,em furtos e em latrocínios,fomentando,pois, na insegurança da população.
 
          A redução da maioridade penal é inconstitucional, visto que o art.227 da Constituição Federal disciplina e completa: “São plenamente inimputáveis os menores de dezoito anos, serão sujeitos às normas de legislação especial”.Ao estabelecer a imputabilidade penal aos menores de 18 anos a legislação aponta para uma imaturidade física,mental, espiritual e social dos jovens, dando-lhes proteção especial.
 
          Mediante esse descompasso, pois, é diagnosticado que a redução da maioridade penal não é a melhor saída para a redução da violência na “polis”.Ademais, o sistema penitenciário brasileiro é ineficiente e torná-los-iam mais revoltados,ao invés de reeducá-los, causando a reincidência das infrações.Não se justifica usar um meio grave e impróprio,quando se tem resultados mais favoráveis ,através da inserção em regime de semiliberdade,internação em estabelecimento educacional e proteção de serviço à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar! NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL COMENTAR COMO ANÔNIMO!

Seu comentário será revisado antes de ser publicado!

Comentários preconceituosos ou sem sentidos em relação a postagem serão excluídos!


Por favor comente sobre a postagem! Críticas, elogios ou sugestões deverão ser postados no nosso facebook!

Abraços.

Postagens mais visitadas

 
Blog do Paulinho! ;-) Santa Rita-MA | by TNB ©2012