Próximos Eventos

NENHUM EVENTO CADASTRADO.

Presidente Lula e Dilma em Bacabeira-MA!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

De acordo com o presidente Lula, a 'refinaria vai espalhar desenvolvimento para todo o país

'SÃO LUÍS - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faz hoje (15), em Bacabeira, o lançamento oficial das obras de construção da Refinaria Premium da Petrobras. Acompanhado da governadora Roseana Sarney, Lula dará a primeira acelerada no trator responsável pela terraplenagem do terreno, de mais de 2 mil hectares. A obra, que deve custar cerca de US$ 20 bilhões, vai gerar algo em torno de 130 mil empregos diretos e indiretos. Segundo o gerente da refinaria, Adalberto Barbalho, que está em São Luís desde terça-feira, o empreendimento tem previsão de inauguração para 2013.
“A refinaria é uma nova realidade no Maranhão e vai assumir todo o processo de desenvolvimento da região”, disse o presidente, ontem à noite, ao desembarcar em São Luís. Segundo Lula, é um investimento sem precedentes no Norte e Nordeste. Ao comentar a batalha que teve de enfrentar para viabilizar o projeto, o presidente ressaltou que o importante é trabalhar por todas as regiões do país. “Não poderíamos continuar desenvolvendo as regiões Sul e Sudeste e esquecendo do Norte/Nordeste. Estamos espalhando o desenvolvimento para todo o país, a partir do Maranhão”, afirmou.
Lula segue no início da manhã, de carro, para o município onde será instalada a refinaria, acompanhado de Roseana e dos ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e da Casa Civil, Dilma Rousseff. A expectativa é que a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da obra dure cerca de 1 hora e meia.
Na viagem a Bacabeira, o presidente aproveita para inaugurar oficialmente a segunda ponte sobre o Estreito dos Mosquitos. Iniciada no governo Fernando Henrique Cardoso e concluída no governo Lula, a obra nunca foi inaugurada oficialmente.
Para garantir a instalação da refinaria, o governo Roseana Sarney colocou em prática todas as medidas exigidas no contrato com a Petrobras. Todas estas medidas são comandadas pelo Comitê Gestor para a Implantação da Refinaria Premium I. Foi este comitê, inclusive, quem fez a avaliação das propriedades e posses a indenizar e o próprio pagamento das indenizações.

Entre as últimas ações do governo maranhense, foram liberadas anteontem as licenças de instalação e de supressão vegetal na área, que garantiam a vinda do presidente.
A partir de agora, segundo o secretário de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, a responsabilidade é do governo Lula. Caberá ao Governo Federal recuperar e duplicar a BR-135. Também ficará a cargo do governo Lula o Programa de Mobilização da Indústria de Gás Natural.
A qualificação da mão-de-obra será feita pelos dois entes da federação e pela Petrobras. Esta etapa deve começar no mês de março.

Mais
- A área total em que será construída a refinaria, em Bacabeira, é equivalente a 200 campos de futebol
- A Refinaria Premium da Petrobras vai consumir energia suficiente para uma cidade de 100 mil habitantes
- A partir do início da operação da refinaria, o Brasil passará da condição de importador para a de exportador de óleo diesel.
- Para garantir o abastecimento d’água no local da obra, o governo terá que disponibilizar um sistema equivalente ao Italuís, que alimenta parte da capital maranhense.

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão


Pode ser confirmado no blog de Dilma: dilma13.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar! NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL COMENTAR COMO ANÔNIMO!

Seu comentário será revisado antes de ser publicado!

Comentários preconceituosos ou sem sentidos em relação a postagem serão excluídos!


Por favor comente sobre a postagem! Críticas, elogios ou sugestões deverão ser postados no nosso facebook!

Abraços.

Postagens mais visitadas

 
Blog do Paulinho! ;-) Santa Rita-MA | by TNB ©2012