Próximos Eventos

NENHUM EVENTO CADASTRADO.

II Seminário do PAA Em Santa Rita-MA

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Para Avaliar os avanços e formas de aprimoramento no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite no Maranhão e estratégias de execução para os próximos anos foi realizado, na última semana deste mês, em Santa Rita-MA, o II Seminário Estadual do PAA.

O seminário foi organizado pelas secretarias de Estado de Saúde (SES) e a de Desenvolvimento Agrário (Sedagro), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-MA), Prefeitura de Santa Rita-MA e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Programa Leite Fome Zero/Leite é Vida é resultado de uma parceria entre os governos federal e estadual, com vigência até julho de 2011. No Maranhão já atingiu 99% de execução das metas.

O objetivo do programa é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessária às populações em insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

São entregues 46 mil/litros de leite C diariamente em 100 municípios maranhenses, gerando renda a um total de 1.220 produtores rurais. Beneficia crianças de dois a sete anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes (desnutridas ou em situação de risco nutricional) e nutrizes. Chega a várias comunidades, entre as quais as de famílias quilombolas e assentamentos de famílias de agricultores familiares.

Além de Márcio Leite, participaram do II Seminário Estadual do PAA, a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, Conceição Andrade; o prefeito de Santa Rita-MA, Hilton Gonçalo de Sousa; a coordenadora do PAA Leite Nacional, Zorilda Araujo; e o presidente do CONSEA/MA, Miercio Roberth..

Benefícios do PAA

O prefeito Hilton Gonçalo disse que o município de Santa Rita-MA tem 16 comunidades quilombolas e vários assentamentos beneficiados pelo PAA e que o Programa Leite é Vida, juntamente com os sistemas de abastecimentos de água construídos pela prefeitura, são os responsáveis pela diminuição da mortalidade infantil no município. O mesmo vem acontecendo nos demais municípios alcançados pelo programa.

Em 1991, a cada 1.000 crianças nascidas vivas, 96 morriam no primeiro ano em Santa Rita. ?Conseguimos baixar para 15,5 crianças a cada 1.000 nascidas vivas e temos como meta reduzir ainda mais. Reconhecemos a grande importância deste programa e complementamos com recursos para que um maior número de pessoas tenha acesso ao beneficio?, informou o prefeito.
O seminário reuniu, ainda, a coordenadora Estadual do Programa Leite é Vida, Flávia Abdalla; o representante do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional, Reinaldo Avelar; o superintendente regional da CONAB, Raimundo Nonato dos Santos; e o presidente da Câmara de Santa Rita, Márcio Muniz.

Editado por Paulo Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar! NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL COMENTAR COMO ANÔNIMO!

Seu comentário será revisado antes de ser publicado!

Comentários preconceituosos ou sem sentidos em relação a postagem serão excluídos!


Por favor comente sobre a postagem! Críticas, elogios ou sugestões deverão ser postados no nosso facebook!

Abraços.

Postagens mais visitadas

 
Blog do Paulinho! ;-) Santa Rita-MA | by TNB ©2012