Próximos Eventos

NENHUM EVENTO CADASTRADO.

Homenagens à Santa Rita-Ma (51 anos de história)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012



CANTO À TERRA DA FARINHA
(do livro Polifonia do Silêncio, de Neurivan Sousa)

Eu tenho as cores deste solo abençoado
Com seus campos e palmeiras verdejantes.
Eu tenho o brilho deste céu sempre dourado
Que nem mesmo à noite é menos cintilante.

Eu tenho alegria deste povo acolhedor
Que planta e colhe com fé e amor,
Cujo riso é a própria canção da amizade
Tocada nas cordas do violão da saudade.

Tua história não se queima,
Tua saga não se apaga,
Tua esperança nunca morre,
Tua sorte não se acaba.

Eu sou herança dos teus primeiros habitantes,
Índios e negros que aqui firmes trilharam
Numa saga de vida e morte antes de nós,
Por amor a este fértil chão sagrado.

Eu trago a ginga, o batuque dos tambores,
O canto inconfundível dos quilombos
Que falava de lutas, dores e amores
Numa época de açoites sobre os ombros.

Teus juçarais vastos, abundantes;
Tuas águas calmas e generosas,
Teu vento manso e refrescante
É a inspiração da minha poesia e prosa.

Eu me fiz gente com essa gente,
Tenho orgulho de cantar:
“Sou, por amor, santarritense
E nesta plácida terra vou descansar”.

Posso ouvir o grito vibrante dos vaqueiros
Correndo os campos atrás do rebanho;
O cantarolar das quebradeiras de coco
E o som das matracas do bumba-boi ligeiro.

Da casa de forno movida à lenha
Ainda sobe o aroma da tua boa farinha,
Torrada por mãos de homens e mulheres simples
Que preservam no rosto castigado pelo sol
A divina graça de cultivar esta terra amada.

E se estas palmeiras imponentes,
Que de pé desafiam a ação do tempo,
Que antes de nossos pais nascerem
Já sentiam o suave sopro deste vento,

Contassem-nos uma só folha
De tudo que em silêncio viram e ouviram,
Teus bondosos filhos que aqui vivem
Entenderiam melhor a grandeza desta terra
E valorizariam mais o heroísmo dessa gente.

__________________________________________________________________


Sande Moraes (Diretora da VTV)

SANTA RITA -MA, quero parabenizá-la pelos seus 51 anos de emancipação política. Há 02(dois) anos convivo neste município e já o adotei como parte da minha vida. Sinto-me orgulhosa de ter chegado aqui junto com a primeira Emissora de Televisão (VTV/Record) trazida pelo empresário Dr. Fabiano Vieira da Silva, como parte do progresso deste município.

Sou muito grata pela acolhida e pelos inúmeros amigos aqui já conquistados, me sinto em casa e feliz por conviver no meio dessa gente humilde, batalhadora e hospitaleira.
Conheci Santa Rita pelo codinome de Terra da Farinha de Carema, e não conseguia passar pela BR que corta o centro da cidade sem comprar a farinha boa e gostosa.

Hoje, já conheço um pouco mais e posso contar da juventude brilhante, do artesão, dos artistas, da sua cultura, de que é banhada pelo Rio Itapecurú, e de um povo que sonha com dias melhores, que almeja um futuro mais próspero e a valorização de suas raízes.
Particularmente torço por esse progresso, por saber que toda essa gente amiga, é dígna e merecedora de grandes benefícios.

Peço a Deus que abençoe os novos governantes e os “dote” de sabedoria divina para que realmente correspondam as necessidades de um povo e faça de Santa Rita um dos melhores lugares para se viver.

Parabéns Santa Rita, pelos 51 anos de lutas e de conquistas!

Com o abraço fraterno da Dr.ª Sande Moraes. (Diretora da VTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar! NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL COMENTAR COMO ANÔNIMO!

Seu comentário será revisado antes de ser publicado!

Comentários preconceituosos ou sem sentidos em relação a postagem serão excluídos!


Por favor comente sobre a postagem! Críticas, elogios ou sugestões deverão ser postados no nosso facebook!

Abraços.

Postagens mais visitadas

 
Blog do Paulinho! ;-) Santa Rita-MA | by TNB ©2012