Próximos Eventos

NENHUM EVENTO CADASTRADO.

Governo incentiva obras nas estações ferroviárias de Rosário e Santa Rita

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Os dois investimentos são do Ministério do Turismo e estão sob a responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA).

*

A secretária de Estado de Cultura, Olga Simão – representando a governadora Roseana Sarney – e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, prestigiaram, na sexta-feira (6), o início das obras de revitalização da Estação Ferroviária de Rosário e da entrega do Complexo Ferroviário de Recurso, no município de Santa Rita. Os dois investimentos são do Ministério do Turismo (MTur) e estão sob a responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan-MA).

Marcaram presenças nas atividades e solenidades no interior do Estado, a superintendente do Iphan-MA, Kátia Bogéa; o senador João Alberto, os deputados estaduais Roberto Costa e Zé Carlos; e os prefeitos Irlahi Linhares (Rosário), Antônio Ribeiro (Santa Rita), Alan Ribeiro (Bacabeira) e José Leandro (Vitorino Freire); da secretária de Estado, Claudeth Ribeiro (Igualdade Racial) e lideranças comunitárias.

Olga Simão falou da importância das parcerias com os governos federal, estadual e municipal, na promoção da cultura com a restauração e preservação de prédios ou monumentos, no resgate da memória e da arte existentes em vários municípios do Maranhão. “Por isso, o empenho e o comprometimento do Governo do Maranhão em trabalhar de mãos dadas com o Iphan, com as prefeituras, ao apoiar todas as ações e projetos na busca de manter o nosso patrimônio arquitetônico e as nossas tradições culturais”.

A antiga estação de Rosário, construída no século XVIII, será transformada no Complexo Cultural formada por uma área de 14 mil metros quadrados, que abrigará teatro, salão de exposição, biblioteca, restaurantes, lojas para comercialização do artesanato da região, agências bancárias, além de posto de atendimento ao turista. A estrutura vai transformar Rosário em ponto de referência para o turismo na Região do Munim e Lençóis Maranhenses.

Já as duas edificações do Complexo Ferroviário de Recurso - antiga Estação e Armazém da ferrovia que ligava São Luís a Teresina -, tem a finalidade de preservar a memória ferroviária e atender a comunidade através da Associação Quilombola de Nossa Senhora da Conceição. No local funciona um Centro de Cultura Negra e um Centro Comunitário voltado para a capacitação dos jovens da comunidade. “Um trabalho que me emociona e me encoraja a continuar nessa luta que é a preservação do nosso patrimônio cultural”, afirmou a superintendente do Iphan-MA, Kátia Boea.

O ministro do Turismo destacou, depois de visitar os municípios, disse que se trata de duas importantes obras, pois uma dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhense e que transformará a entrada da cidade de Rosário; e a outra já recuperada e entregue a população de Santa Rita, fomentará a divulgação do artesanato e a identidade da comunidade quilombola de Recursos.

“As estações ferroviárias tiveram um papel econômico muito importante no país, a exemplo da Madeira-Mamoré, e que no momento atual, recuperadas e revitalizadas, podem continuar ajudando como atrativo turístico, cultural e histórico, inclusive na geração de emprego e renda”, afirmou o ministro Gastão Vieira.

Para os prefeitos de Rosário e de Santa Rita as duas revitalizações, além de incentivar turismo local, darão oportunidade de as duas cidades mostrarem as suas belezas naturais e culturais. “Com o começo das obras da estação poderemos vislumbrar uma nova cidade”, afirmou a prefeita Irlahi Linhares. “A recuperação e entrega da Estação de Recursos tem um significado muito grande para todos nós”, completou o prefeito Antônio Ribeiro.

Algumas Fotos:


Fonte: JusBrasil.
Imagens: Facebook Prefeitura Municipal de Santa Rita-Ma.

11 comentários:

Anônimo disse...

Bela iniciativa do governo em proporcionar a essas duas cidades essa reforma de grande porte e de excelente qualidade.Estive visitando as obras e é uma coisa realmente fantástica pois o que tínhamos eram prédios abandonados caindo aos pedaços e que hoje transformaram-se em centros culturais e que além de valorizar o turismo local contribui para a economia e consequentemente para uma melhoria da quaiddade de vida da população.

Anônimo disse...

É realmente ficou show de bola porém cabe ao povo beneficiado zelar para que essa obra não seja apenas mais uma que se acaba por falta de zelo e manutenção. Essa obra toda no final das contas acaba saindo do bolso de cada um de nós e devemos torcer para que vândalos não a destruam.

Anônimo disse...

A do povoado recurso ficou mais bonita que a de rosário é uma obra perfeita os detalhes são minuciosos e nos deixa felizes por saber que um povoado tão pequeno foi contemplado com uma obra tão grandiosa.Lá já possuía o engenho de propriedade do Sr.Calvet que também é um monumento histórico.Sendo assim Recurso tá de parabéns pois apesar de ser um povoado tão pequenininho virou ainda mais um destino turístico para quem não conhece aí vai um conselho...Tirem um tempinho e dêem uma passadinha por lá vcs vão adorar.

Anônimo disse...

Cara realmente é bem bacana aquele engenho agora essa estação..É TUDO DE BOM.Ano passado tive a oportunidade de conhecer recurso e me encantei. É um povoado de população acolhedora e cheia de cultura fui lá conhecer o tambor de crioula manifestação cultural do seu povo conheci o engenho, o rio e pretendo voltar para ver de perto mais esse atrativo tirístico.lá é 10!

Anônimo disse...

Eu tive a oportunidade de ir um ano no FESTEJO DE NOSSA SRA.DA CONCEIÇÃO promovido pela família Calvet mês de dezembro e apartir daí já são 12 anos não perco um soó festejo é uma tradição repassada pelos meus antepasssados que pelo visto irá perdurar enquanto vida eu tivaer. Espero que os leitores desse blog tenham a oportunidade de conhecer eese povoado e de preferência que seja no segundo final de semana de dezembro que é a data que ocorre essa festa.Já estou contando os dias!!!!

Anônimo disse...

Ei galera como faco para conhecer esse povoado e esse festjo vai ter esse ano em que data quem vai tocar la me repassem um pouco mais de informações aguardo retorno....

Anônimo disse...

Ei galera me deem mais um pouco de informação desse festejo ai valeu kkkkk

Anônimo disse...

qual a data desse festejo esse ano

Anônimo disse...

entao ate hoje espero q alguem me informe a data desse festejo ai e quais as atraçõs desse ano de ja agradeço....

Paulo Brito disse...

O fetejo nesse ano é no dia 14 de dezembro! Ainda não foi divulgada as atrações! Assim que sair será publcado aqui! Abraços... :)

Paulo Brito disse...

Atrações: Radiola Doce Namorado, Banda Free Lance e Os Manos!

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar! NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL COMENTAR COMO ANÔNIMO!

Seu comentário será revisado antes de ser publicado!

Comentários preconceituosos ou sem sentidos em relação a postagem serão excluídos!


Por favor comente sobre a postagem! Críticas, elogios ou sugestões deverão ser postados no nosso facebook!

Abraços.

Postagens mais visitadas

 
Blog do Paulinho! ;-) Santa Rita-MA | by TNB ©2012