Próximos Eventos

NENHUM EVENTO CADASTRADO.

Projetos de lei visam evitar tragédias no Maranhão

terça-feira, 12 de março de 2013



O deputado Neto Evangelista (PSDB) utilizou a tribuna na sessão desta segunda-feira (11) para defender a provação de dois projetos de lei de sua autoria, apresentados há duas semanas, elaborados a partir da tragédia de o incêndio que matou 241 pessoas na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na Boate Kiss.

O parlamentar explicou que faltava legislação no Estado para que muitas coisas que aconteceram em Santa Maria não aconteçam também no Maranhão. “E vale lembrar que aquele ocorrido no Rio Grande do Sul foi um dos mais graves da história do país, a segunda maior em número de vítimas em incêndio; e classificada como a quinta maior da história do Brasil, a de maior número de mortos nos últimos 50 anos no país e o terceiro maior desastre em casas noturnas no mundo”, relatou.

Os projetos, de acordo com o parlamentar, procurar legislar de maneira preventiva para que as autoridades competentes tomem as devidas providências para evitar tragédias. “Após estudar um pouco e ver a legislação de outros Estados, como São Paulo, que é referência na legislação a esse respeito, inclusive os Estados Unidos e o Canadá copiaram algumas leis estaduais de São Paulo a esse respeito”, comentou.

RESTRIÇÃO DE COMANDAS

Um dos projetos dispõe sobre a restrição do uso de comandas nas casas noturnas, em casas de shows, em espaços de lazer, espaços culturais e em espaços esportivos no Maranhão. “No projeto de lei, a gente não proíbe, a gente restringe o uso. Como? Por exemplo, nessa boate em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, quando iniciou aquele incêndio, muita gente começou a correr por conta do incêndio, e os seguranças que estavam fazendo o trabalho deles, sem saber o que estava acontecendo, seguraram a porta de saída daquela boate”, disse.

Ele explicou que fica proibido, com esse projeto de lei, o uso de comanda em locais fechados, mas pode-se utilizar o cartão pré-pago, aquele que a pessoa passa na entrada do evento, coloca um crédito no cartão e vai consumindo ao longo da permanência naquele local.

AMBIENTE SEGURO

O outro projeto do deputado cria o “Selo Ambiente Seguro”, que foi também pensado de acordo com o que aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. “Porque aquela boate estava fora das normas do Corpo de Bombeiros e da ABNT. Foi feita a reforma e as normas não estavam sendo respeitadas. Com o Selo Ambiente Seguro, toda casa noturna, todo restaurante, todo centro de lazer, centro esportivo, centro cultural vai ter que tê-lo, com validade anual”, detalhou.

Vejam os projetos na íntegra:

Dispõe sobre as restrições ao uso de comandas e cartões de consumo no Estado do Maranhão.

Cria o Selo Estadual “AMBIENTE SEGURO” e dá outras providências.

Um comentário:

Junior disse...

Muito bem deputado Neto Evangelista! Estamos com vc

Postar um comentário

Muito obrigado por comentar! NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL COMENTAR COMO ANÔNIMO!

Seu comentário será revisado antes de ser publicado!

Comentários preconceituosos ou sem sentidos em relação a postagem serão excluídos!


Por favor comente sobre a postagem! Críticas, elogios ou sugestões deverão ser postados no nosso facebook!

Abraços.

Postagens mais visitadas

 
Blog do Paulinho! ;-) Santa Rita-MA | by TNB ©2012